Pecado Original ? A visão tradicional adventista sobre o tema do pecado

SHARE
, / 941 0

Woman-Praying-With-Bible

Este estudo é especialmente dirigido aos interessados em estudar o adventismo:

O que é pecado? Como Jesus venceu o pecado? É possível aos humanos vencerem o pecado? Nós nascemos culpados espiritualmente do pecado de Adão e Eva ou apenas herdamos os resultados do seu pecado? Crianças são pecadores em miniatura? Qual era a visão adventista sobre isso no passado e qual a visão teológica tem tido cada vez mais força no adventismo hoje?

Como é do conhecimento comum, a doutrina de Agostinho sobre o pecado original está agora a ser recomendado pela a teologia da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Um cuidadoso exame da doutrina deve ser realizado por todos os que partilham uma preocupação com a pureza da fé adventista. Grandes mudanças em nossa teologia seriam necessárias pela adição da doutrina do pecado original. A justiça de Deus, a natureza de Cristo, a natureza do homem e da natureza da própria salvação.

1. Você acredita que é impossível resistir a tentação, pelo poder do Espírito? (Mt 26:41)

2. Cristo tomou a natureza do Adão não-caído ou uma como a nossa? (Heb 2:9-18)
Agostinho diz que o pecado original permanece em todos até a morte, e por isso é impossível parar de pecar, mesmo através do poder de Cristo.

Pelo o fato da culpa herdada do pecado original desqualificar a Cristo de se tornar o Salvador do mundo, Agostinho teve de inventar a doutrina da imaculada concepção, para que Cristo fosse protegido do pecado original, assumindo a natureza de Adão antes da queda.

“Aurélio Agostinho (354-450) nasceu em Tagaste, norte da África, filho de pai pagão e mãe cristã. Ele sistematizou, a doutrina da predestinação e a transmissão do pecado original.

Algumas perguntas necessitam ser feitas.

1. Deus imputa a culpa pelo pecado de Adão a cada ser humano que nasce? (Eze 18:20)

2. As crianças estão perdidas e condenado ao fogo do inferno? (Mt 19:14; 18:3)

Este dogma aterrorizante era um problema até mesmo para seu autor.
Agostinho tentou durante um período para suavizar seu impacto chocante, propondo que a punição de crianças pode ser menos grave do que a dos adultos.
3. Se a culpa do pecado original é encerrado apenas no batismo, segue-se que todas as nações sem batismo estão perdidos e condenado às chamas eternas. (At 17:30)

Em evidente contradição Agostinho sustentou que soberana vontade de Deus expressa em Sua decretos da predestinação é absolutamente irresistível. Como Williams observou, neste ensino, Agostinho foi claramente tentando correr com a lebre, enquanto ao mesmo tempo que persegue com os cães.
Agostinho foi logo contestado por Pelágio, um monge britânico que se mudou para Roma. Para ele, a vida cristã era aparentemente fácil, e foi ao outro extremo de negar que nem mesmo a fraqueza de Adão passou aos seus descendentes. (Mt 26:41)

Assim, as linhas de batalha foram traçadas, e em eras posteriores haveria uma tendência a identificar todos os pontos de vista sobre o assunto em termos de sua relação para os pontos de vista iniciais de Agostinho, de um lado ou Pelágio, por outro, chamando-o agostiniano, e pelagiano.

Calvino era essencialmente agostiniano.

Em geral, os reformadores estavam de acordo com Agostinho. Assim, através dos séculos desde que Agostinho lançou a sua doutrina um vasto repositório de literatura tem sido acumulado no registro das visões conflitantes de seus defensores, de um lado e os seus opositores, por outro. Foi sem dúvida um dos temas mais intensamente debatidos na história do cristianismo.

Os problemas enfrentados por aqueles que desejam apoiar Agostinho são realmente formidável. Como os homens podem estar envolvidos na má conduta de um homem que morreu há milhares de anos antes de eles nascerem? Como pode um Deus justo imputar a culpa de um adulto para uma criança inocente? Como pode um Deus justo consignar que a criança merece as agonias de um fogo que nunca vai parar de queimar? E se os homens adquirem culpa simplesmente por ter nascido, o que acontece quando que a culpa recai sobre Jesus em seu nascimento?

Em relação à nossa participação no pecado de Adão, os agostinianos argumentaram que estávamos presentes no corpo de Adão quando ele pecou. Se isso fosse verdade, herdaríamos os pecados de todos nossos antepassados, e não só de Adão, desde que nós éramos igualmente presente em todos os seus corpos. Pelagianos argumentaram que os sujeitos de um governante não é responsável por seus crimes pessoais, e em qualquer caso, Adão deixou de ser governante, muito antes de nascermos.

Em nossa própria igreja, estão argumentando que os homens nascem em um estado ou condição (ainda indefinido) que faz com que eles recebam algo que é equivalente à culpa sem herdá-la. Uma declaração sistemática desse argumento seria:

Por causa do pecado de Adão, todos os homens nascem com pecado (mas não herdam) um estado ou condição (indefinido) que faz com que eles caiam sob o julgamento e condenação de Deus (mas não é culpa).
Para este artificioso arranjo só posso responder que a disposição para correr com a lebre, enquanto ao mesmo tempo que persegue com os cães não morreu com Agostinho.

Para nascer com algo é herdá-lo, e que coloca sob o julgamento e condenação de Deus é culpa.
Em resposta aos muitos protestos horrorizados de que a doutrina do pecado original é uma acusação blasfema da personagem de Deus, a tréplica patética tem sido muitas vezes feita de que o que é injusto para os homens pode ser justo para Deus, portanto não devemos esperar que Deus a respeitar princípios de justiça tal como entendida pelos homens.

Mas porque Deus convidou-nos a avaliar a Sua justiça? [ EGW, Patriarcas e Profetas, p. 42].
Calvino e Lutero tanto buscou refúgio na alegação de que não é apropriado para os seres criados para perguntar qualquer dúvida sobre a justiça de seu Criador.
E para manter a Cristo, o filho de Maria, de ser contaminado pelo pecado original, dois esquemas engenhosos foram inventadas. Teólogos católicos proclamou a doutrina da Imaculada Conceição, que pediu um milagre especial que manteve Maria liberta do pecado original, de modo que ela não iria passá-lo para Cristo.
Calvinistas, para não ficar atrás, inventou uma doutrina um pouco diferente da concepção imaculada que pedia um milagre especial que tornou possível para Cristo nascer como filho de Maria, ainda não herdar sua natureza humana, mas sim a natureza de Adão antes da cair.
Esta é uma invenção não-bíblica e, portanto, é do anticristo!
Foi por esta razão que nossos pioneiros rejeitaram firmemente a doutrina de que Cristo veio à Terra na natureza do Adão não-caído. 

Calvinistas dizem que Romanos 5:12 apóia a doutrina do pecado original.
“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.” Vamos observar o que o texto realmente está dizendo.
Por Adão entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, e por ter entrado o pecado e a morte no mundo é que todos pecaram.
O versículo diz que todos herdaram a primeira morte não a culpa de Adão. (Veja I Coríntios 15:22)
Ele diz, por ter entrado o pecado e a morte no mundo é que todos pecaram.
Portanto, eles têm culpa própria. E por suas próprias culpas é que estão condenados a segunda morte
Ao aceitar a Cristo como salvador ficamos livres da segunda morte, mas não da primeira. (Jo 3:16)
Se a primeira morte fosse evidencia de que nascemos com a culpa do pecado de Adão, ao aceitar a Cristo como salvador ficamos livres dela. Ademais se a primeira morte fosse evidencia de que nascemos com a culpa do pecado de Adão, teríamos que atribuir culpa aos animais afinal eles morrem. O que seria inaceitável porque pecado é ordem moral.

Aos defensores da doutrina do pecado original são necessárias para quebrar o paralelismo natural entre em Adão e em Cristo e dar a essas duas frases significado completamente diferente. Em Adão, entende-se uma relação orgânica da natureza que o homem tem da necessidade e sobre o qual ele não tem escolha em tudo. Mas a frase de Cristo, em vez de ser atribuído um significado semelhante ao paralelismo natural exigiria, é dado um significado completamente diferente. Nós todos sabemos que não somos em Cristo por uma relação natural ou orgânica, sem qualquer escolha ou decisão da nossa própria. Estamos em Cristo, porque temos deliberadamente escolhido. (Rom 5:18,19)

“Por um só ato de justiça (de Cristo) veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida” mas nós escolhemos aceitar ou não.
“por uma só ofensa (de Adão) veio o juízo sobre todos os homens para condenação”, mas, nós escolhemos e imitar Adão ou não.
“ Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. ”

Não há nenhuma razão para dizer que em Adão significa natural não escolhida e em Cristo significa o oposto.
Vamos considerar Salmos 51:5
“Eis que eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.”
Agostinho aproveitou isso como evidência de que o próprio ato de procriar uma criança é pecado, mas se assim fosse, Deus seria o autor do pecado (Gen 1:28)
Se “eu nasci na iniqüidade” significasse “eu nasci com iniqüidade” a culpa seria de Deus
“Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste” Salmos 139:13,14
Um Exercício Exegético em Salmos 51:5
Eis que eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
“em pecado me concebeu minha mãe”

PERGUNTAS

Quem era sua mãe? Foi ela legítima esposa de Jesse? Seria ela uma prostituta? Seria ela uma adúltera? Era a sua união com Jesse legal?
Ellen White disse: Pois bem, precisamos compreender o que é o pecado – a saber, que ele é a transgressão da lei de Deus. Essa é a única definição dada nas Escrituras. E Paulo diz: “eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei” Rom 7:7.
“eu nasci na iniqüidade”

PERGUNTAS

De qual pecado que ele está falando? Qual mandamento ele transgrediu?

Isso prova que a doutrina do pecado original e da culpa é uma suposição.
A pessoa que estudou hebraico vai querer examinar as palavras “em pecado” no texto hebraico e em vários léxicos.
Observa-se que a preposição “em” é traduzido de um prefixo composto por uma letra e um subscrito, e que é usado em uma grande variedade de arranjos preposicionais.
O significado pode estar em, sobre, entre, ou até mesmo sem, dependendo do contexto.
Alguns léxicos lista oito diferentes traduções da palavra (prefixo). É evidente que uma palavra não fornece base adequada sobre a qual construir uma doutrina teológica importante, como a doutrina do pecado original.

Eu não tenho sido capaz de encontrar qualquer uso do termo pecado original, em referência à culpa ou fraqueza imputada a nós, pelo pecado de Adão nos escritos de Ellen White, mas encontrei evidências claras de que ela estava familiarizado com o conceito e os usos que dele foi feito:

“Há muitos que murmuram em seus corações contra Deus. Eles dizem: “Nós herdamos a natureza caída de Adão, e não somos responsáveis por nossas imperfeições naturais.” Eles encontram falha nos requisitos de Deus, e se queixam de que Ele exige o que eles não têm poder para dar. Satanás fez a mesma queixa no céu, mas tais pensamentos desonrar a Deus. E. G. White, Signs of the Times, 29 de agosto de 1892.

Cristo sabia que Adão, no Éden, com suas superiores vantagens, poderia ter resistido às tentações de Satanás, vencendo-o. Sabia também que não era possível ao homem, fora do Éden, separado, desde a queda, da luz e do amor de Deus, resistir em suas próprias forças às tentações de Satanás. A fim de conceder esperança ao homem e salvá-lo da ruína completa, humilhou-Se, tomando a natureza do homem para que, com Seu poder divino combinado com o humano, pudesse Ele alcançar o homem onde se acha. Obtém Ele para os caídos filhos e filhas de Adão aquela força que é impossível obterem eles por si mesmos, a fim de que em Seu nome possam vencer as tentações de Satanás. Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 279.

Todos os que pela fé obedecem aos mandamentos de Deus atingirão a condição de inocência em que Adão vivia antes de sua transgressão. Signs of the Times, 21 de julho de 1902.

Por Sua (de Cristo) obediência perfeita tornou possível a todo homem obedecer aos mandamentos de Deus. Ao nos sujeitarmos a Cristo, nosso coração se une ao Seu, nossa vontade imerge em Sua vontade, nosso espírito torna-se um com Seu espírito, nossos pensamentos serão levados cativos a Ele; vivemos Sua vida. Isto é o que significa estar trajado com as vestes de Sua justiça. Quando então o Senhor nos contemplar, verá não o vestido de folhas de figueira, não a nudez e deformidade do pecado, mas Suas próprias vestes de justiça que são a obediência perfeita à lei de Jeová. Parábolas de Jesus, pág. 312.

“Portanto, ele (Satanás) está constantemente procurando enganar os seguidores de Cristo com seu fatal sofisma de que é impossível para eles para superar. (Grifo meu) O Grande Conflito, p. 489.

“Que ninguém diga, eu não posso corrigir os meus defeitos de caráter. Se você chegou a esta decisão, você certamente vai deixar de se obter a vida eterna.” E G White, Parábolas de Jesus, p. 331.

Adventistas do sétimo dia, portanto, historicamente pregou uma doutrina de fraqueza herdada, mas não uma doutrina de culpa herdada. Ao considerarmos este assunto, faremos bem em lembrar que os sistemas teológicos podem ser comparados a uma corrente de malha, que é uma rede formada de elos de metal em cadeia que se conectam com outros links à sua volta.

Assim, aqueles que aceitam a doutrina do pecado original definida como culpa herdada são obrigados a desenvolver algum tipo de doutrina da Imaculada Concepção, a fim de impedir a culpa de chegar a Jesus, o que leva à conclusão de que não podemos vencer a tentação como Ele fez.
Este, argumento leva à conclusão de que o homem é salvo pecando, uma vez que não é possível para ele parar de pecar. E isso leva a uma doutrina da salvação pela manipulação, pela qual Deus irá realizar um ajuste mecânico para o cérebro do homem, a fim de eliminar o pecado de sua experiência quando Ele leva o homem para o reino celestial.
Tudo isso é contrário à plataforma da verdade desenvolvido pela nossos pioneiros, sob a orientação do Espírito Santo.

Para considerar:

No início da história do pecado na experiência humana, vemos uma mulher olhando para o fruto proibido, levando-o em sua mão, e comê-lo. Quem, era o mais culpado – o olho para olhar, a mão para tirar, ou a boca para comer o fruto?
Nós colocamos a questão apenas para demonstrar sua falta de apelo à razão. Nenhuma pessoa inteligente iria atribuir qualquer culpa para o olho, a mão ou a boca de Eva. Estes instrumentos carnais estavam todos sob o controle de Eva e não podia fazer outra coisa senão obedecer. A possibilidade de fazer outras escolhas não era deles, na verdade, eles não possuíam equipamentos para a realização de escolhas. A escolha e a decisão foram atos da vontade de Eva , e sua vontade deve, portanto, carregam o fardo da responsabilidade, da culpa.
Nunca houve qualquer culpa na carne de Eva.
A vontade humana, que se estabeleceu para si própria em oposição à vontade de seu Deus Criador, era culpado. Ellen White, com a percepção característica, escreve:

“… a carne por si mesma não pode agir contra a vontade de Deus. É-nos mandado crucificar a carne, com suas paixões e concupiscências. Como o faremos? Deveremos infligir dores ao corpo? Não; mas sim matar a tentação ao pecado. Deve ser expulso o pensamento corrupto. Todo pensamento deve ser levado em cativeiro a Jesus Cristo. (Nos Lugares Celestiais pág.198). Lar Adventista, p 127.

Se a carne não pode agir de forma contrária à vontade de Deus, então é certo que a carne não pode ser culpada.
Na próxima cena dessa tragédia cósmica vemos Adão olhando para o fruto, tomá-lo, e comê-lo. Vamos atribuir a culpa ao olho, a mão, a boca, ou qualquer outra parte da carne de Adão, como os genes ou cromossomas?
A resposta só pode ser, Não. Foi a vontade de Adão que pecou, e é a vontade de Adão, que deve carregar o fardo da responsabilidade, da culpa.

Nunca houve qualquer culpa na carne de Adão.

A distinção moral entre comer no meu vizinho e comer o próprio almoço não é significativa para minha carne. A vontade deve dirigir a carne para não comer no meu vizinho e de se contentar com a minha própria. Todas as ações da carne são controlados pelas escolhas e decisões da vontade.

A carne não faz escolhas e não faz decisões, portanto, não tem nenhuma responsabilidade, e sem culpa. Nunca há qualquer culpa na carne de qualquer ser humano. Como inútil, então, esforçar-se para descobrir por que meios a culpa é transferida de carne para carne, da carne de Adão para a carne de seus descendentes, ou a partir da carne de qualquer pai para a carne de qualquer criança. Assim diz o Senhor: “O filho não levará a iniqüidade do pai” – Ezequiel 18:20

O cérebro produz a vontade, e então controla a carne, incluindo até mesmo a carne do cérebro.
A inspiração revelou: “Devemos estudar, copiar e seguir a Jesus Cristo, e então traremos para o nosso caráter a Sua amabilidade e beleza. Ao fazê-lo, estaremos diante de Deus por meio da fé, conquistando de volta, pelo conflito com os poderes das trevas, o poder do autocontrole, o amor de Deus que Adão perdeu.” Manuscrito 6a, 1886

“Cristo sabia que Adão no Éden com suas vantagens superiores podia ter enfrentado as tentações de Satanás e tê-lo vencido. Igualmente sabia que não era possível ao homem fora do Éden, separado da luz e do amor de Deus desde a queda, resistir às tentações de Satanás na sua própria força. Para trazer esperança ao homem e salvá-lo da completa ruína, Ele humilhou-Se a ponto de tomar a natureza humana, combinando o Seu poder divino com o humano, a fim de que pudesse alcançar o homem onde ele estava. Ele obteve para os caídos filhos e filhas de Adão a força, que por si mesmos é impossível obter, mas em Seu nome poderiam vencer as tentações de Satanás.” No Deserto da tentação pág. 55.

Muitos têm provado que os danos ao cérebro pode prejudicar, ou até mesmo destruir, a função da vontade. Controle do pensamento é, em certa medida praticada por todos. E em cada experiência em que a vontade instrui o cérebro para começar a pensar ao longo de uma determinada linha ou de parar de pensar ao longo de uma determinada linha, ou a aceitar certas idéias, ou para rejeitar e negar-lhes provimento, vemos a vontade dando instruções a carne do cérebro que é produzi-lo. Eu decidi parar de pensar sobre isso.

Essa afirmação simples que muitas vezes ouvi reflete o controle do cérebro pela vontade. Não, a vontade da carne.
Para definir a vontade em termos de sua função vejamos esta abordagem de Ellen White sobre o assunto.
” A vontade é o poder que governa a natureza do homem, pondo todas as outras faculdades sob seu comando. A vontade não é o gosto nem a inclinação, mas o poder que decide, o qual opera nos filhos dos homens para obediência a Deus, ou para a desobediência.” Mensagens aos Jovens, pág. 151.

“Há pensamentos e sentimentos sugeridos e despertados por Satanás, que afetam mesmo o melhor dos homens; mas se esses não são nutridos, se eles são repelidos como odiosos, a alma não é contaminada com a culpa, e ninguém é poluído por sua influência”. Mente Caráter e Personalidade, vol. 2 pág. 432.

“Nenhum homem pode ser forçado a transgredir. Seu próprio consentimento deve ser primeiramente obtido; a alma tem de querer praticar o ato pecaminoso antes que a paixão domine a razão ou a iniqüidade triunfe sobre a consciência. Tentação, embora forte, nunca é desculpa para pecar.” (Mensagens aos Jovens, pág. 67).

Ellen White atribui a responsabilidade por pecar exclusivamente à vontade, enquanto Satanás pode solicitar, ele não pode obrigar a pecar tem haver nosso consentimento …. (grifo meu).
A culpa tem que ver com a escolha, e nunca pode transmitir culpa de carne para carne. A culpa sempre foi e sempre será pelo consentimento para o pecado do receptor.
Esta definição evita cuidadosamente atribuindo a culpa as qualidades mecânicas, orgânicos, ou intrinsecamente jurídico, por estas razões

1. Aqueles que atribuem culpa a qualidades mecânicas ou orgânicas, o que tornaria possível para que a culpa reside na carne e ser transmitido de carne para carne por herança biológica, deve lutar para responder às perguntas sobre a transmissão de culpa a crianças inocentes, a transmissão da culpa para o menino Jesus, etc.

2. Aqueles que procuram evitar essas dificuldades, discutindo o problema em termos legais não conseguem lidar adequadamente com a maior questão subjacente; que se é o estado do homem ou condição, que fez desse jeito?Quem criou essas condições? Mais uma vez a responsabilidade, inevitavelmente, volta para Deus.
Porque se um juiz condena a um bisneto pelos crimes do seu bisavô obviamente, esse juiz é injusto.
O seu conceito de culpa e sua transmissão contém tantas injustiças graves, até mesmo crueldades.

Se a vontade do homem está no controle de todas as suas outras faculdades, e se Satanás não pode obrigar quem vai para o pecado, segue-se que o pecado é sempre uma livre escolha ou decisão de uma vontade livre, que pode ser expressa por uma atitude interior ou por um ato externo, ou por ambos.

Ao refletirmos sobre a natureza da culpa, vamos nos manter em mente essas verdades básicas das Escrituras:

1. O pecado é a transgressão da lei. – 1 João 3:4
2. Onde não há lei, não há pecado. – Romanos 4:15
3. O tempo da ignorância Deus não leva em conta. – Atos 17:31
“Jesus disse: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos. Alguns dentre os fariseus que estavam perto dele perguntaram-lhe: Acaso, também nós somos cegos? Respondeu-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado algum; mas, porque agora dizeis: Nós vemos, subsiste o vosso pecado. João 9:39-41.

Ellen White diz que “os cristão sinceros que dormiram e que não haviam guardado o verdadeiro sábado, agora repousam em esperança, pois não tiveram a luz e o teste sobre o sábado que nós agora temos” Eventos Finais, pág. 222 Assim, a culpa não é automaticamente incorrida por uma violação da lei de Deus se o ato é ignorante e não intencional.

O fator decisivo é a atitude da vontade do transgressor da lei. Será que ele irá violar um preceito desconhecido ou incompreendido da lei de Deus ao mesmo tempo dispostos a servir e obedecer a Deus?
O Deus Criador leva em conta essas circunstâncias atenuantes para decidir se deve ou não atribuir culpa.

Com esta definição de culpa, não há necessidade de elaborar defesas do caráter de Deus. Nós não precisamos lutar para explicar como um Deus de amor e de justiça pode segurar bebês responsável pelo pecado de alguém que morreu muito antes de nascerem, e puni-los pelo o pecado que não cometeu. Não há necessidade de explicar a condenação de Deus e da destruição de pessoas em terras pagãs que seguiram toda a luz moral que brilhou sobre os seus percursos. E não há necessidade de construir esquemas elaborados com a finalidade de evitar que a culpa de Adão repouse sobre o menino Jesus.

Quando Ellen White faz referência a uma recepção de culpa, ou uma herança de culpa de Adão, ela não deixa a vontade fator fora de cogitação.

É inevitável que os filhos sofram as conseqüências das más ações dos pais, mas não são castigados pela culpa deles, a não ser que participem de seus pecados. Dá-se, entretanto, em geral o caso de os filhos andarem nas pegadas de seus pais. Por herança e exemplo os filhos se tornam participantes do pecado do pai. Más tendências, apetites pervertidos e moral vil, assim como enfermidades físicas e degeneração, são transmitidos como um legado de pai a filho, até a terceira e quarta geração. Esta terrível verdade deveria ter uma força solene para restringir os homens de seguirem uma conduta de pecado. – PP 306 (grifo meu).

Conceitos calvinistas de culpa herdada como algo que nenhum ser humano pode evitar ou escapar precisaria ser descrito como uma biológica, carne ou carne de herança, de culpa. Nesse caso, a herança não poderia ser rejeitada ou eliminados de por qualquer meio uma vez que seria na carne.
Nenhum pensamento desse pode ser encontrada nos escritos de Ellen White. Ela nunca descreve a culpa ou a sua transmissão em termos de carne.

Segundo o ensinamento de Ellen White, e da Igreja Adventista do Sétimo Dia, até os últimos anos, todos nascidos na terra, incluindo Jesus, herdaram a natureza decaída de Adão como fraqueza, e não como culpa.
“Quando chegou a plenitude dos tempos, Cristo desceu de Seu alto trono, depôs Suas vestes reais e Sua coroa real, vestiu Sua divindade com humanidade, e veio a esta Terra para exemplificar o que a humanidade deve fazer e ser para vencer o inimigo e sentar-se com Seu Pai em Seu trono. Vindo na forma em que o fez, como homem, para enfrentar e estar sujeito a todas as más tendências das quais o homem é herdeiro, operando de toda maneira imaginável para destruir a sua fé, tornou possível ser atacado pelas agências humanas inspiradas por Satanás, o rebelde que foi expulso do céu. – Carta K-303, 1901.

“Tenham as crianças em mente que o menino Jesus tomara sobre Si a natureza humana, e estava na semelhança da carne do pecado, e era tentado por Satanás como todas as crianças são. Foi habilitado a resistir à tentação de Satanás por Sua confiança no poder divino de Seu Pai celeste, visto ser-Lhe sujeito à vontade, e obediente a todos os Seus mandamentos. É dever e privilégio de toda criança seguir os passos de Jesus. (Filhos e filhas de Deus, pág. 128)

No momento em que a vontade da criança escolhe para o pecado, culpa, entra em cena.
Ellen White atribui a primeira morte a separação da árvore da vida, não a culpa herdada.

“No meio do Éden crescia a árvore da vida, cujo fruto tinha o poder de perpetuar a vida. Se Adão tivesse permanecido obediente a Deus, teria continuado a gozar livre acesso àquela árvore, e teria vivido para sempre. Mas, quando pecou, foi despojado da participação da árvore da vida, tornando-se sujeito à morte… A imortalidade, prometida ao homem sob condição de obediência, foi perdida pela transgressão. Adão não poderia transmitir à sua posteridade aquilo que não possuía”.

A vontade do menino Jesus nunca escolheu o pecado.

De acordo com Ellen White, esta possibilidade está aberta a todos: “Tende em mente que a vitória e a obediência de Cristo são as de um verdadeiro ser humano. Em nossas conclusões, cometemos muitos erros devido a nossas idéias errôneas acerca da natureza humana de nosso Senhor. Quando atribuímos a Sua natureza humana um poder que não é possível que o homem tenha em seus conflitos com Satanás, destruímos a inteireza de Sua humanidade. Ele concede Sua graça e poder imputados a todos os que O aceitam pela fé. A obediência de Cristo a Seu Pai era a mesma obediência que é requerida do homem. O homem não pode vencer as tentações de Satanás sem combinar o poder divino com a sua habilidade. Assim foi com Jesus Cristo: Ele podia lançar mão do poder divino. Ele não veio ao nosso mundo para prestar a obediência de um Deus inferior a um superior, mas como homem, para obedecer à Santa Lei de Deus, e desta maneira Ele é nosso exemplo. Mensagens Escolhidas, vol. 3, págs. 139 e 140.

“Tentação, embora forte, nunca é desculpa para pecar.” Mensagens aos Jovens, pág. 67.
Assim firmemente como Ellen White rejeita o conceito que nós inevitavelmente herdar a culpa de Adão, ela também rejeita o conceito que nós herdamos como uma fraqueza severa de Adão que pecar é inevitável.
Desde o pecado de Adão, os homens de todos os tempos desculpou-se de pecar, cobrando a Deus com seu pecado, dizendo que eles não podiam guardar os seus mandamentos. – AST 9/14/03

Há muitos que murmuram em seu corações contra Deus. Eles dizem: “Nós herdamos a natureza caída de Adão, e não somos responsáveis por nossas imperfeições naturais.” Eles encontrar a falha com os requisitos de Deus, e se queixam de que Ele exige que eles não têm poder para dar. Satanás fez a mesma queixa no céu , mas tais pensamentos desonra a Deus. – ST 8/29/92

Será que existe pecado que seja biológico?

Por biológico queremos dizer algo que reside no corpo de um homem em tal maneira que ele possa ser transmitido de carne para carne, a partir da carne do pai para a carne do filho.
O que se transmite biologicamente são as cromossomas. Condições que, em nossa concepção nos preparam para os olhos azuis ou castanhos, cabelos negros ou louros, brancos ou negros, etc.

A transmissão inevitável da culpa de Adão a todos os seus descendentes, é um problema que só pode ser resolvido através de uma solução artificial, e exigiu a invenção de uma teoria completamente extra-bíblica a doutrina que Cristo veio a terra, à natureza humana de Adão antes da queda.
isso não é problema para a Igreja Adventista, que não visualiza o Senhor aplicando um juízo de culpa para crianças pequenas, incluindo o menino Jesus.

Nós só teríamos muito a perder se aceitar em nossa teologia um problema artificial: a transmissão inevitável da culpa de Adão a todos os seus descendentes, um problema que só pode ser resolvido através de uma solução igualmente artificial: a doutrina que Cristo veio à terra, à natureza humana de Adão antes da queda.
Nossa posição tradicional é de que todos os homens herdam fraqueza de Adão, mas não herdam a culpa.
Estou convencido, de que esta é a melhor compreensão das Escrituras, e é a única possível compreensão dos inspirados conselhos que chegaram até nós através de Ellen White.

Autor: Gilvan

13/04/2012 às 05:34

Fonte: Comentário no link https://setimodia.wordpress.com/2012/04/12/pecado-original/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

PASSWORD RESET


REGISTER



LOG IN